Suplemento alimentar, o Whey Protein se tornou sinônimo de corpo sarado e é muito popular entre famosos e frequentadores de academias. No entanto, apesar de seu uso disseminado, poucas pessoas sabem o que há em sua composição.PUBLICIDADE

O Whey é uma proteína derivada do soro do leite e é muito comum principalmente em suplementações. Recentemente, tem sido incorporado também a algumas receitas”, explica André Zamarian Veinert, nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, da Rede D’Or São Luiz.

O que é?

O leite contém duas principais proteínas, a caseína e o soro do leite. A segunda é encontrada na parte aquosa da bebida, vista no processo de produção de queijos e ao abrir iogurtes.

Depois de ser separado, o soro passa por processamentos que o transformam no whey protein, ou seja, a mistura de proteínas do soro do leite.

Esse pó, em sua forma integral, não tem gosto agradável, o que explica porque recebe diferentes sabores, como chocolate, baunilha e morango.

O Whey Protein é capaz de adicionar de 25 a 50 gramas de proteína na alimentação diária, o que é ótimo para fisioculturistas, atletas profissionais e amadores, assim como para pessoas que querem emagrecer e para aquelas com baixo consumo de proteína.

Tipos de Whey

O mercado fitness soube explorar da melhor maneira e viabilizar as ramificações da proteína, segmentando-a conforme as necessidades de cada pessoa.

Hoje, além de centenas de marcas de Whey Protein, temos as diferenciações por grupo.

Sub-dividido em 3 grupos principais, cada tipo de whey traz vantagens e desvantagens de acordo com o objetivo do usuário.

  • Whey Protein Concentrado: Conhecido também como WPC, na sua composição está a proteína na íntegra. A absorção pelo organismo também é mais lenta.

Outras particularidades deste suplemento são a alta concentração de lactose, inviabilizando o uso por intolerantes, bem como para aqueles com alergias á proteína do leite especificamente.

  • Whey Protein Hidrolisado: Chamado de WPH, é o mais indicado para quem tem dificuldades com a lactose, isso porque as partículas de proteína são “quebradas” otimizando o tempo de absorção e distribuição na cadeia muscular.

É muito recomendado para o período posterior a série de exercícios ou rotina de treinos.

  • Whey Protein Isolado: É o mais concentrado no teor de proteína, podendo a chegar em 95%. A oferta de aminoácidos para os músculos é quase que instantânea, favorecendo muito a nutrição esportiva.

Vantagens de tomar o Whey protein depois do treino

  • – Maior absorção das proteínas

O whey protein necessita de glicose para entrar nas células, e é exatamente no pós-treino que os níveis de insulina (hormônio regulador dos níveis de glicose na circulação) estão elevados, motivo pelo qual consumir whey protein depois do treino poderá garantir uma absorção muito melhor do nutriente.

Para que isso ocorra, no entanto, é fundamental que você combine o whey com uma fonte de carboidratos de rápida absorção – como a dextrose, por exemplo.

  • – Melhor recuperação muscular

Em um estudo publicado no Journal of Sports Science & Medicine pesquisadores descobriram que consumir uma fonte de proteína até duas horas após o fim da atividade física produz um balanço proteico positivo. Na prática, isso significa mais aminoácidos disponíveis para o crescimento e a regeneração do tecido muscular.

Outra pesquisa sugere que atletas que consomem proteína logo após o treino permanecem mais saudáveis (ou seja, sem lesões) e apresentam menos dores musculares após a atividade física.

– Prevenção do catabolismo

Consumir um shake com whey e carboidratos após o treino também garante que seu organismo não precise recorrer à sua própria musculatura para obter as proteínas necessárias para a regeneração das fibras lesadas durante o treino.

Desvantagens de tomar whey protein antes do treino

Uma das principais desvantagens de tomar whey protein antes do treino é sua digestão, que pode atrapalhar o rendimento durante os exercícios. Quem possui digestão lenta ou então pretende fazer um treino de alta intensidade pode optar por não consumir uma fonte de proteína logo antes do início das atividades.

Não há, no entanto, uma desvantagem clara de tomar o whey depois do treino, já que este é o momento em que o organismo atua como uma esponja, ou seja, é quando ele absorve de maneira mais eficiente os nutrientes necessários para a hipertrofia e recuperação muscular.

Whey Protein engorda ou emagrece?

Assim como outros alimentos, o consumo excessivo ou inadequado da proteína Whey pode aumentar o peso e dar barriga.

Contudo, a ingestão adequada, orientada por um profissional da saúde, pode contribuir com a definição corporal e, até mesmo, o emagrecimento.

Quantidade indicada para Ingestão

A quantidade de proteína que é recomendada varia de acordo com o ritmo que a pessoa se exercita regularmente.

Pessoas sedentários devem consumir em média 0,8g/Kg. Atletas que praticam semanalmente exercícios entre 60 minutos de 5-6 vezes por semana tem uma recomendação de 1,2 – 1,4g/Kg de proteína;

Quando atletas são submetidos a esforços maiores que 60 minutos pela mesma frequência de 5-6 vezes por semana já se aumenta para 1,6g/Kg a quantidade de proteína;

Para quem começa um treinamento de força rigoroso a ingestão aumenta ainda mais, dessa vez 1,8g/Kg.

Como tomar Whey Protein

O tempo de digestão se deve ao whey protein ser dividido em diferentes tipos de degradação e absorção:

  • Whey Protein Concentrado: (WPC) é um tipo constituído de proteína do soro do leite + uma boa quantidade de carboidrato, seja ele simples ou complexo.

É recomendado usa-lo pela manhã (para quebrar o jejum noturno), antes e depois dos treinos.

  • Whey Protein Hidrolisado: (WPH) é um whey que já passou por uma hidrólise (quebra) que facilita a absorção da proteína do soro do leite, por já ter sido quebrada por enzimas.

É um ótimo auxiliar para nutrir durante dietas restritivas, especialmente logo no início do dia (café da manhã).

  • Whey Protein Isolado: (WPI) que não apresenta nenhum outro macronutriente a não ser a proteína.

Também pode ser usado nas refeições matinais, e no período de pós treinos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s